segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Os Neurônios Espelhos, você conhece?

No Jornal da Ciência, http://www.jornaldaciencia.org.br, tem uma matéria sobre este tipo de neurônio que cada um de nós tem. E é claro que é por puro "acaso" nós seres humanos somos aqueles que tem os mais evoluídos sistemas de neurônios espelhos que a ciência já estudou. Os neurônios espelhos segundo alguns cientistas são mais uma das inúmeras provas que somos seres sociais. Os neurônios espelhos são capazes de nos dar muitos conhecimentos pelo simples fato de observar. Eles são capazes de nos dar conhecimentos que muitas vezes só poderíamos adquirir com muito estudo, ou treino. Técnicas como Rappot, certamente são desenvolvidas a partir das estruturas de conhecimento que os neurônios espelhos nos possibilitam. Os cientistas afirmam "Descobriu-se que os seres humanos têm neurônios-espelho muito mais perspicazes, flexíveis e altamente evoluídos do que os encontrados nos macacos." 
O que tal conhecimento muda para a sua vida? Onde você pode de agora em diante usar com sabedoria tal conhecimento? Neurônios Espelhos certamente não estão nas nossas vida por acaso. Sei que esses neurônios têm uma capacidade de aprendizado poderosa e duradoura. O segredo agora é moderar, ou gerenciar tudo que você vê, ouve e sente. A cadeia neural de aprendizado e formulação das nossas crenças certamente tem apoio fundamental do complexo e inacreditável poder dos neurônios espelhos. "Demoramos anos para acreditar no que estávamos vendo", falou um dos cientistas do estudo. Observar o que é bom e positivo, ler textos que promovam conhecimento positivo e do bem, participar de eventos ligados a crescimento do ser humano e da sua dignidade. Tudo isso vai possibilitar o crescimento do aprendizado cada vez mais e assim seus resultados serão alavancados tendo como base esse aprendizado. 
Um dos processos conhecidos para se obter resultados grandiosos é a modelagem. Certamente o processo de modelagem tem grande participação dos sistemas de neurônios espelhos, pois os aprendizados são profundos e inconscientes. Observar e "imitar" os comportamentos vitoriosos daqueles que já obtiveram os resultados que almejamos é uma ferramenta poderosa de alcança-los.
poríamos ir muito mais além, porém espero que o texto possa ter causado a curiosidade, e a sede por mais conhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário